sábado, 11 de outubro de 2014

Repercutiu bem o 1º Fórum Internacional de Cooperação Técnica sobre Resíduos Sólidos do Norte de Minas

Repercutiu bem o 1º Fórum Internacional de Cooperação Técnica sobre Resíduos Sólidos do Norte de Minas


Prefeito Vinicius e autoridades 
Ainda continua repercutindo positivamente a realização do 1º Fórum Internacional de Cooperação Técnica sobre Resíduos Sólidos do Norte de Minas. Idealizado pelo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Norte de Minas (Codanorte), que tem à frente o dinâmico jovem prefeito do município de Patis, Vinicius Versiani, tem como objetivo destinar de maneira adequada os resíduos sólidos produzidos na região.
O evento foi realizado pela prefeitura de Montes Claros, que teve ainda a participação internacional de integrantes da prefeitura Rivas Vaciamadrid, município mais rico da Espanha, de acordo com a lista elaborada em 2014 pela empresa AIS, dedicado à consultoria em oportunidades de negócios. Sua alta qualidade de vida e serviços públicos atrai moradores da capital e do resto da região metropolitana.
Sobre a importância do projeto, o madrileno Rosseu Gomes Fernandes, falou sobre o modelo adotado pelo município espanhol, em que parte dos custos da implantação e manutenção do projeto de coleta e reciclagem dos resíduos é pago a partir da venda de produtos reciclados.
Mesa de honra
A proposta apresentada pelo holding de empresas espanholas para coleta seletiva, reciclagem, tratamento, plantas de transferências e geração de energia elétrica, contempla toda a região, e segundo estudo dos investidores, o Norte de Minas gera aproximadamente 60 milhões de toneladas de resíduos/dia. Deste total, cerca de 50% refere-se aos resíduos de Montes Claros e os outros 50% pelos municípios da região.
A previsão inicial de investimentos das empresas é de R$ 200 milhões que será empregado na aquisição de equipamentos e em um sistema misto de transporte, sendo que aqueles municípios com distâncias inferiores a 20 km utilizarão um sistema de compartilhamento de rota diária e os acima desta distância, sistema de contêiner com coleta de três em três dias.
participação popular
O prefeito de Patis, e presidente do Codanorte, Vinícius Versiani, explicou que a viabilidade desta Parceria Pública Privada (PPP), vai ao encontro com os objetivos do consorciamento que é o de buscar soluções planejadas e comuns. Vinícius salientou ainda a necessidade de uma solução adequada para os resíduos principalmente porque quando não tem um destino adequado contribui para a contaminação dos lençóis freáticos, que colabora para o agravamento da crise hídrica instalada em todo o Brasil.

Os prefeitos de todo o Norte de Minas e os presidentes dos Consórcios Públicos da região da Serra Geral e da região de Januária também estiveram presentes. 
Prefeitos do Norte de Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Saúde de Mirabela: Reunião entre Secretaria e Câmara Busca Melhorias no Atendimento à População

  Saúde de Mirabela: Reunião entre Secretaria e Câmara Busca Melhorias no Atendimento à População Mirabela, Minas Gerais - Uma importante r...