terça-feira, 28 de julho de 2015

Prefeitura de Varzelândia se une a força tarefa do governo para acabar com o analfabetismo na cidade



Prefeitura de Varzelândia se une a força tarefa do governo para acabar com o analfabetismo na cidade


“Com o programa Brasil Alfabetizado, Varzelândia entra na guerra contra o analfabetismo”


Através de um amplo debate, com as participações de lideranças de diversos segmentos do município, presidentes de associações e representantes de sindicatos rurais, que a Secretaria Municipal de Assistência e Promoção Social realizou uma reunião para discutir a inclusão do município no programa Brasil Alfabetizado.
Esta reunião, que aconteceu na última sexta-feira em Varzelândia teve a presença do representante do escritório regional do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene) e fez parte de uma estratégia do Secretário Paulo Guedes, que está mobilizando os parceiros em cada um dos 258 municípios mineiros que serão contemplados na nova etapa do Programa Brasil Alfabetizado.
No encontro, realizado na sede do CRAS Varzelândia, foram esclarecidas dúvidas sobre o edital de chamada pública, que foi aberto no início deste mês e, sobre o esclarecimento da distribuição de fichas de inscrição para os interessados em trabalhar no programa como alfabetizadores coordenadores de turmas e tradutores-intérpretes de libras.

O que é o Programa Brasil Alfabetizado? 

O Programa Brasil Alfabetizado (PBA) está inserido no eixo Acesso a Serviços do Plano Brasil Sem Miséria. É um programa de alfabetização de jovens a partir de 15 anos, adultos e idosos, formulado e implementado pelo Ministério da Educação (MEC).
Como principal estratégia de ação, o PBA apoia e financia projetos de alfabetização de jovens, adultos e idosos apresentados pelos estados, municípios e Distrito Federal.

Objetivo Programa Brasil Alfabetizado

O Programa Brasil Alfabetizado – PBA tem como objetivo promover a superação do analfabetismo e contribuir para a continuidade dos alfabetizados nos estudos. O PBA tem como prioridade o público-alvo do Plano Brasil Sem Miséria, ou seja, famílias extremamente pobres, bem como as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família.
O analfabetismo no Município de Varzelândia atinge cerca de 24% da sua população. Segundo a secretária municipal de educação Rivany Oliva, a abertura desses debates em prol da evolução do educandário, fortalece o espírito de luta contra o analfabetismo na região.

Edital de Chamada Pública do Programa Brasil Alfabetizado


O Sistema Sedinor/Idene deu início à nova etapa do Programa Brasil Alfabetizado, nas regiões Norte e Nordeste de Minas Gerais, com o lançamento do edital de chamada pública para a seleção de alfabetizadores, alfabetizadores-coordenadores de turmas e intérpretes de libras.
Ao todo, serão 80 mil vagas para acesso à educação básica, distribuídas entre todos os 258 municípios da área de atuação do Sistema Sedinor/Idene. Acesse aqui o edital: http://www.sedinor.mg.gov.br/ler.php?id=1171

Estiveram presentes, Teodomiro Germanio, Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, o vice-prefeito, Amâncio Oliva, Presidente da Câmara Municipal de Varzelândia, João Batista e Geraldo Wellington Mota, Técnico do Idene/ Januária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Saúde de Mirabela: Reunião entre Secretaria e Câmara Busca Melhorias no Atendimento à População

  Saúde de Mirabela: Reunião entre Secretaria e Câmara Busca Melhorias no Atendimento à População Mirabela, Minas Gerais - Uma importante r...