quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Clima eleitoral em Mirabela começa a esquentar







Clima eleitoral em Mirabela começa a esquentar


          

A menos de nove meses das eleições municipais que escolherão os novos prefeito e vereadores em outubro de 2016, o meio político já começa a se movimentar em busca de nomes, de avaliações de conjuntura e estratégias para um bom resultado no pleito do ano que vem. Ainda não há nomes confirmados, apenas intenções de alguns candidatos e partidos. Embora o assunto ainda não seja tema de reuniões partidárias oficiais, a sucessão já movimenta as conversas nos bastidores.
Se depender da vontade individual, Mirabela já tem ao menos três pré-candidatos à Prefeitura. Jorge da Emater (PSN), Luciano Rabelo, Zé Mirreis, atual vereador na cidade, e Marcos André (PT), vice-prefeito municipal. Os três anunciaram a intenção de concorrer ao cargo mais alto do Executivo e, dessa forma, governar a cidade de Mirabela a partir do próximo ano.
Para Jorge da Emater, a disputa não será novidade. Se efetivar sua candidatura, esta será a segunda vez que concorrerá ao cargo. Na primeira oportunidade que disputou a Prefeitura de Mirabela, em 2012, pouco conhecido e contando com ajuda de populares financeiramente foi derrotado por Carlúcio Mendes por uma margem reduzida de votos.
Já Luciano Rabelo, já exerceu mandato de vice-prefeito e em 2008, concorrendo a prefeito foi derrotado pelo empresário Lacerdino Garcia. Este ano Rabelo tenta o apoio das bases políticas para ser o candidato da oposição.
Zé Mirreis (DEM) está seguindo uma longa trajetória política com cinco mandatos como vereador municipal. Desta vez, muito experiente se prontifica a disputar o cargo de prefeito. "O partido vai lançar candidatos em todas as cidades mineiras e Mirabela está nesse contexto", explica Zé Mirreis.
Na retaguarda está o atual vice-prefeito, Marcos André que poderá ser candidato, caso haja um consenso entre o PT mirabelense e o grupo de Carlúcio Mendes, atual prefeito e cassado, tendo os seus direitos políticos impedidos por um período de oitos anos, por atos de impropridade administrativa.

Tanto Jorge da Emater, bem como Luciano Rabelo, Zé Mirreis e Marcos André já anunciaram os seus nomes, mas para a disputa efetiva aguardam o acerto de alguns detalhes. 

sábado, 23 de janeiro de 2016

Varzelândia quer trazer o governador Fernando Pimentel para inaugurar o Abatedouro Regional

Varzelândia quer trazer o governador Fernando Pimentel para inaugurar o Abatedouro Regional

Considerado uma das mais importantes obras realizada dentro do Município de Varzelândia, o Abatedouro Regional já tem data de inauguração confirmada. O evento será realizado no próximo dia 13 de fevereiro e já existe a expectativa em torno da presença do atual governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, para descerrar a placa ao lado de muitas lideranças que, eventualmente estarão presentes no evento.
Fontes seguras, já asseguraram que o próprio secretário de estado, Paulo Guedes, estaria intermediando uma possível presença de Pimentel e do secretário da SEAPA - Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, João Cruz dos Reis Filho.

Como se trata de um empreendimento que atenderá a toda uma camada regional, será feita uma forte mobilização para trazer os prefeitos da área mineira da Sudene.
Para o prefeito Felisberto Rodrigues (PSB), o Município de Varzelândia mais uma vez ficará marcado por um grande fato histórico. Desta vez, não por sua peculiaridade e hospitalidade e sim por estar inaugurando o maior Abatedouro Regional da região. Segundo levantamentos da própria Secretaria Estadual de Agricultura, o Abatedouro Regional de Varzelândia, com o seu funcionamento se tornará um dos pilares na promoção de saúde de qualidade, bem como na fomentação do agronegócio da região.

Ascom – Prefeitura Municipal de Varzelândia

Jornalista – Clécio Magalhães

O abatedouro regional de Varzelândia realizou um abate teste antes de iniciar as atividades

O abatedouro regional de Varzelândia realizou um abate teste antes de iniciar as atividades


Foi realizado, na tarde de quinta-feira (21), o abate teste de bovinos nas novas instalações do Abatedouro Regional de Varzelândia, localizada no interior do Norte de Minas. A operação ocorreu sob a supervisão do fiscal sanitário e médico veterinário, Dr. Humberto Alves, contratado pela Prefeitura Municipal de Varzelândia, que estará auxiliando na implantação do SIM – Serviço de Inspeção Municipal.   
O evento serviu para teste de toda a linha de produção, forma do abate, linha de desmontagem, carretilhas que fazem o caminho interno, ou seja, que serve para pendurar em carretilhas, retirada do sangue, lavagem e retirada de vísceras e todo processo de desossa e separação das carnes. Os testes foram acompanhados pelo médico sanitarista Dr. Humberto Alves Ferreira e a Dra. Giovanna Vieira, médica veterinária que estarão trabalhando diretamente no novo abatedouro regional.
Os colaboradores do abatedouro regional receberam orientações e os equipamentos adequados para o trabalho: luvas, vestuário, capacete, botas, máscaras e toucas antes do início da atividade. As instalações físicas também foram adequadas para atender às exigências legais.

O vice-prefeito de Varzelândia, Amâncio Oliva, esteve presente na realização do abate teste e destacou que, além da segurança dos profissionais e dos benefícios para o meio ambiente, as medidas adotadas para o funcionamento do abatedouro regional também garantem a qualidade e higiene da carne que chega ao consumidor final. “É um divisor de água para Varzelândia e toda a região”, afirmou Amâncio Oliva.

Saiba como acontece o abate

Os animais a serem abatidos irão chegar à empresa, ainda vivos, com 24 horas de antecedência para serem avaliados e preparados para o abate. Eles passarão por um jejum de 12 horas e ainda pelo banho de aspersão para limpar, aumentar a pressão sanguínea e acalmá-los. Esses passos preparatórios são essenciais e seguem as normas de saúde e segurança nacional.
Em seguida, os animais receberão uma aplicação de ar no cérebro com a pistola pneumática, deixando-os inconscientes. Este método minimiza os sofrimentos dos animais no momento do abate, o que resulta também em uma carne mais macia e de melhor qualidade. Já pendurados, é realizada a sangria. O couro, a cabeça e as vísceras são retirados e seguem para câmaras específicas.
A carcaça, que servirá para o consumo humano, segue em frente e passa por uma série de cortes e mais uma limpeza com água clorada. Então, é etiquetada e segue para a refrigeração. Todo o processo é supervisionado. Somente com todas as exigências atendidas, a carne recebe o selo de inspeção para sair do abatedouro.








Ascom – Prefeitura Municipal de Varzelândia
Jornalista – Clécio Magalhães




sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Em Lontra a administração do prefeito Evando começa ano com o pé direito



Em Lontra a administração do prefeito Evando começa ano com o pé direito

                          

Depois de muita badalação e festas, o momento é de muito trabalho. Foi assim que o prefeito de Lontra, Evando Gonçalves (PSB), se dirigiu aos seus assessores nesta manhã de sexta-feira, em seu gabinete na prefeitura municipal de Lontra.
O foco desta conversa foi ajustar os últimos detalhes para o evento de inauguração de duas obras estruturante e de grande importância para o município. Uma delas, conhecida como Ladeira do Tauá, a população Lontrense reivindicava estas obras a mais de 20 anos, pois se trata de pontos de acessos a cidade de São João da Ponte e a comunidade de Tauá.
Segundo relatos da própria população de lontra, em períodos chuvosos, como o de agora, estas vias ficavam intransitáveis.
A um custo de R$ 400 mil, em parceria com o Governo de Minas, o prefeito de Lontra, Evando Gonçalves, a partir desse sábado colocará fim a esta dificuldade entregando a conclusão da obra para a população.
Outro importante serviço, que também será entregue a população, é um trecho de 20 km, que foi totalmente cascalhado, ligando Lontra à comunidade de Tauá.  Para a conclusão desta obra, o bom relacionamento de Evando com o Governo Federal foi fundamental, pois através do Ministério da Agricultura ocorreu a destinação de uma verba de R$ 100 mil para este significante trabalho.
A solenidade de inauguração está marcada para acontecer neste sábado, a partir das 19 h, na comunidade de Tauá, próximo ao campo de futebol, com as presenças do prefeito Evando Gonçalves, do vice-prefeito, Dr. Wendel Oliva, vereadores, secretários municipais e autoridades convidadas.
Após a cerimônia de inauguração, haverá shows musicais com Zé Lu e Banda, artistas regionais, apresentação do grupo de dança da terceira idade e a apresentação musical de Ismael Silva, famoso cover do Amado Batista.

Ascom – Prefeitura Municipal de Lontra

Jornalista – Clécio Magalhães

sábado, 2 de janeiro de 2016

Município de Lontra faz história elegendo pela primeira vez uma mulher para presidir a Câmara Municipal

Município de Lontra faz história elegendo pela primeira vez uma mulher para presidir a Câmara Municipal

Vereadora - Daia Oliva, nova presidenta da Câmara Municipal.
Com a maioria absoluta dos votos, a vereadora Daia Oliva (PP) foi eleita à nova presidente da Câmara Municipal de Lontra. A eleição aconteceu neste sábado, 02 de janeiro de 2016, em uma reunião realizada no Plenário da Câmara Municipal. O acontecimento é um marco histórico, já que é a primeira vez que uma mulher assume a liderança do Legislativo Lontrense. Em sua fala, Daia agradeceu o apoio dos colegas e prometeu trabalhar em conjunto e em parcerias pensando na responsabilidade que é ser representante da população.
Conhecida por todos como "Daia", ou "Daia Oliva” vereadora de Lontra, Adailde Moreira Rodrigues Oliva nasceu em Mirabela. De origem humilde e batalhadora, tem espírito de liderança e sempre lutou por melhores condições sociais para todos.
Prefeito Evando e o vice-prefeito Dr. Wendel, ao
lado da presidenta Daia Oliva.
A presidenta Daia Oliva - Erivelton Capucho, vice-presidente e
Pixaim - Primeiro Secretário. 
O prefeito Evando Gonçalves e o vice-prefeito Dr. Wendel Oliva fizeram questão de acompanhar a reunião e a cerimônia de posse da nova presidenta, que ocorreu logo após o término da eleição da nova mesa diretora para o ano de 2016.
A partir de agora, os trabalhos dos vereadores do município de Lontra passam a ser dirigidos pela presidenta Daia Oliva, vice-presidente Erivelton Ferreira Gusmão (Erivelton Capucho), primeiro secretário, Francisco de Assis Silva (Pixaim) e segundo secretário José Adailton Souza Aguiar, o popular Badu.

Como vereadora, Daia Oliva é autora de vários Projetos de Lei com foco na assistência à mulher e ao idoso, além de atender às demandas das comunidades em risco social. A nova presidenta da casa tem na educação e na saúde duas de suas maiores prioridades. 
Município de Lontra faz história elegendo pela primeira vez uma mulher para presidir da Câmara Municipal


Com a maioria absoluta dos votos, a vereadora Daia Oliva (PP) foi eleita à nova presidente da Câmara Municipal de Lontra. A eleição aconteceu neste sábado, 02 de janeiro de 2016, no Plenário da Câmara Municipal. 
O acontecimento é um marco histórico, já que é a primeira vez que uma mulher assume a liderança do Legislativo Lontrense. Em sua fala, Daia agradeceu o apoio dos colegas e prometeu trabalhar em conjunto, com  parcerias e pensando na responsabilidade que é ser representante da população.
Conhecida por todos como "Daia", ou "Daia Oliva” vereadora de Lontra, Adailde Moreira Rodrigues Oliva nasceu em Mirabela. De origem humilde e batalhadora, tem espírito de liderança e sempre lutou por melhores condições sociais para todos.
O prefeito Evando Gonçalves e o vice-prefeito Dr. Wendel Oliva fizeram questão de acompanhar a reunião e a cerimônia de posse da nova presidenta, que ocorreu logo após o término da eleição da nova mesa diretora para o ano de 2016.
A partir de agora, os trabalhos dos vereadores do município de Lontra passam a ser dirigidos pela presidenta Daia Oliva, vice-presidente Erivelton Ferreira Gusmão (Erivelton Capucho), primeiro secretário, Francisco de Assis Silva (Pixaim) e segundo secretário José Adailton Souza Aguiar, o popular Badu.

Como vereadora, Daia Oliva é autora de vários Projetos de Lei com foco na assistência à mulher e ao idoso, além de atender às demandas das comunidades em risco social. A nova presidenta da casa tem na educação e na saúde duas de suas maiores prioridades. 

Saúde de Mirabela: Reunião entre Secretaria e Câmara Busca Melhorias no Atendimento à População

  Saúde de Mirabela: Reunião entre Secretaria e Câmara Busca Melhorias no Atendimento à População Mirabela, Minas Gerais - Uma importante r...